O que permitem as interfaces online que não temos em espaço presencial? #7senaed

Foi com esta pergunta que iniciou uma das palestras que tive oportunidade de assitir no 7° Seminário Nacional de EAD da ABED. Foram ínúmeras atividades síncronas e assincronas, disponibilizadas em diferentes ferramentas.

Assisti 3 palestras na ferramenta AulaVox. Não conhecia esta ferramenta e virei fã na hora. É uma audiconferência pela Web, que permite interação simultânea. Podemos escutar a fala do palestrante, visualizar os slides e ainda interagir pelo chat.  Assisti a palestra da Profa. Patricia Behar, sobre objetos de aprendizagem; da profa. Andrea Filatro, sobre design instrucional; e a a palestra dos profes Lúcia Vilarinho e  Alberto Tornaghi, sobre Docência colaborativa em ambiente online (de onde tirei a pergunta do título do post). O legal foi que cada um dos palestrantes explorou de forma diferenciada a ferramenta, permitindo maior ou menor grau de intervenção das “falas” do chat. A palestra da profa Patricia tinha em torno de 90 pessoas e a ferramenta funcionou adequadamente.

Também participei de uma discussão sobre as possibilidades e limitações do Orkut no próprio espaço do Orkut. Quem quiser ver (e participar) da discussão é só se inscrever na comunidade 7senaed.

Outra discussão interessante que aconteceu na lista de discussão foi sobre estilos de aprendizagem. O assunto me parece ainda um pouco polêmico,  sem consenso. Mais uma coisa na lista das “coisas para investigar”.  Tem material interessante postado no grupo de discussão – o nome do grupo é MDSENAED (no yahoo).

Também participei de uma discussão sobre avaliação da aprendizagem em AVAs organizada pela profa. Maria João Gomes, de Portugal. A discussão está interessante, especialmente porque a profe vem apresentando sua experiência em avaliar o processo de aprendizagem utilizando portfólios (blogs) e propostas de avaliação pelos pares em turmas grandes, característica de aulas/cursos na  modalidade EAD.

Bom, tinha mais um monte de eventos para participar, mas não consegui me envolver em todas as atividades que considerei interessante. O legal é que o material segue disponível. Dá para ter acesso geral em www.netvibes.com/7senaed.

Aliás, esta é outra ferramenta que fiquei curiosa para investigar…assim que possível 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s