Retomando a escrita no blog :-)

Puxa, faz tempo que não escrevo por aqui! A última postagem data de 2012! A culpa é do Twitter 😉

Bom, como projeto deste ano, me desafiei a retomar a escrita no blog, compartilhando os estudos que venho fazendo. Tenho muito material espalhado na web, como artigos em revistas, apresentações no Slideshare, postagens em Twitter e Facebook, além de outros materiais em aplicações web diversas.

Minha ideia é organizar estes materiais e fazer do blog um ponto de partida.

Para começar, compartilho uma leitura que fiz hoje, do livro Educação na Era Digital de Pérez Gómez (2015).

“Tenho a impressão de que estou me movendo sobre uma plataforma um tanto instável, sem forma, irregular e mutável, mas de qualquer modo, bipolar; por isso não e fácil manter o equilíbrio. Um dos meus pés se encontra no território das ideias e práticas inovadoras, nas pesquisas em e sobre educação, psicologia, sociologia e neurociência cognitiva, assim como nas experiências pedagógicas cheias de esperança e sentido […]. O outro pé se apoia em um território mais rochoso, firme, embora com rachaduras, de uma realidade escolar obsoleta, superada e criticada por todos, mas resistente à mudança e aferrada na defesa das tradições e dos modelos pedagógicos que, se alguma vez tiveram sentido […], certamente hoje já não têm” (PEREZ GOMES, 2015, p. 11).

Sabemos que as ideias sempre avançam mais rápido do que a prática!

Portanto, entendo que precisamos estudar, refletir, explorar novas aplicações, experimentar atividades diferenciadas, produzir e compartilhar material, a fim de fomentar práticas educativas com o uso de tecnologias.

Que tal? 😉

Anúncios

2 comentários em “Retomando a escrita no blog :-)

  1. Dado o fato de que não só os sistemas educacionais, mas toda a conjuntura social vive um momento de transição por conta do aparato tecnológico emergente e profundamente transformador, talvez também seja a época de ficarmos com o melhor dos dois mundos. Em outras palavras, utilizarmo-nos da firme base pedagógica fundamentada em todos os avanços conseguidos até aqui e, ancorados firmemente, avançarmos em vôos mais altos e investigativos sobre os potenciais ganhos colaborativo-cooperativos que esta nova era pode nos proporcionar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s