Práticas pedagógicas no ciberespaço

Esta página tem por objetivo compartilhar o processo e os resultados do projeto Práticas Pedagógicas no Ciberespaço, apoiado pelo edital  MCTI/CNPq Nº 14/2013 – Universal.

Este projeto articula diferentes ações:

a) práticas com dispositivos móveis (especialmente tablets) nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de parceria com a EMEF Marcos Moog de Novo Hamburgo/RS;

b) documentação de atividades de aprendizagem (ou sequências didáticas), com base nos estudos de Learning Design (Design da Aprendizagem);

c) análise e desenvolvimento de sistemas web para compartilhamento de atividades de aprendizagem, a fim de fomentar a cultura da participação e a autoria docente, e, assim, impulsionar uso das tecnologias digitais no contexto da educação básica.

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Práticas com dispositivos móveis:

As práticas com dispositivos móveis envolveram as seguintes atividades:

  • organização dos recursos tecnológicos (configuração dos tablets, padronização de planos de fundo, definição de organização para aplicativos instalados);
  • seleção de aplicativos iniciais pela equipe do projeto;
  • análise de diferentes ferramentas de interação e colaboração na web;
  • formação dos professores para uso dos tablets;
  • seleção de aplicativos pelos professores;
  • planejamento de atividades de aprendizagem com tecnologias em parceria com o professores;
  • acompanhamento in loco das atividades desenvolvidas pelos professores com suas turmas;
  • participação em reuniões de professores da escola.

Ao longo da pesquisa, vinte e seis (26) atividades e/ou projetos de aprendizagem com o uso de tablets na escola foram acompanhados in loco pelos pesquisadores.

De forma geral, a primeira experiência com tablets em todas as turmas foi realizada de forma lúdica, onde os alunos exploraram livremente os aplicativos. Foi possível verificar que os aplicativos preferidos pelas crianças nestes momentos foram jogos, fotografia e a visualização de vídeos no YouTube.

Nas práticas educativas desenvolvidas em sala de aula foram priorizados aplicativos que possibilitam aos alunos atuarem como autores, como aplicativos de edição de texto e anotações, manipulação de imagens e elaboração de vídeos.

Alguns aplicativos utilizados nos projetos foram: BambooPaper (texto/anotações), Aging Booth (manipulação de foto para envelhecimento de idade), Video Show (video), Book Creator (e-book), QR Droid (códigos QR), Photo Collage (manipulação de imagem), Paper Artist (manipulação de imagem), DropBox (armazenamento de arquivos), entre outros. Todos os aplicativos selecionados estavam disponíveis de forma gratuita.

Alguns exemplos de aplicativos que podem ser utilizados na sala de aula estão listados no Quadro 1.

Quadro 1. Exemplos de aplicativos

Aplicativo Descrição

Aplicativo para desenvolver….

Photo Collage imagens
Bamboo Paper caderno digital
VideoShow vídeos
Aging Booth imagem de uma pessoa idosa
Popplet mapa conceitual
SketchBook anotações
QR Droid códigos QR-code
Phonto texto em fotos
InNote anotações
InShot edição foto e vídeo
Aurasma realidade aumentada

Algumas atividades foram documentadas pelas professoras no blog da turma. Aqui estão os links:

Na terra dos dinossauros

Os Pokémon invadiram a EMEF Marcos Moog

Massinha de modelar e tablet?? Sim!!!

Turma do 2o ano de 2015 conhecendo os tablets

No contexto desta pesquisa foram analisadas diferentes aplicações disponíveis na web que podem ser utilizados para aprender e para ensinar. O Quadro 2 apresenta uma lista com sugestões de aplicações que podem ser usadas em contexto de sala de aula para a sistematização de reflexões e compartilhamento online.

Quadro 2. Exemplos de aplicações que possibilitam a sistematização e o compartilhamento de reflexões

Aplicação Descrição

Aplicação para desenvolver….

Disponível em português Link
Picktochart infográficos https://piktochart.com/
Pixton histórias em quadrinhos https://www.pixton.com/br/
Padlet mural coletivo https://padlet.com/
Lino.it mural coletivo http://en.linoit.com/
Tiki-toki linha do tempo http://www.tiki-toki.com/
Prezi apresentação online https://prezi.com
Popplet mapa conceitual https://popplet.com/
GoConqr mapa conceitual

flash cards

https://www.goconqr.com/
Thinglink imagens clicáveis https://www.thinglink.com
Animoto Vídeos https://animoto.com/
GoogleDocs/Drive texto/apresentação coletiva https://drive.google.com
Wix sites http://pt.wix.com/
Blogspot blogs https://www.blogger.com/
Issuu e-book https://issuu.com/
Fábrica de

aplicativos

aplicativos http://fabricadeaplicativos.com.br

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Documentação de atividades de aprendizagem:

As práticas desenvolvidas na escola foram referência para a documentação de atividades de aprendizagem (ou sequências didáticas). Estudos aprofundados na área de Learning Design (Design da Aprendizagem) orientaram o processo de desenvolvimento de um modelo para documentação e compartilhamento de atividades de aprendizagem.

O compartilhamento de atividades de aprendizagem com uso de tecnologias está no centro dos estudos da área de Learning Design (LD). O LD é uma área de pesquisa que tem por objetivo tornar mais explícito o processo de concepção de práticas educativas com o uso de tecnologias, a partir de diretrizes para documentar e compartilhar essas práticas. Assim, o LD oportuniza formas de representar as atividades de aprendizagem permitindo que elas possam ser compartilhadas.

Portanto, no contexto da pesquisa, foram desenvolvidos estudos a fim de desenvolver um modelo para a documentação e o compartilhamento de atividades de aprendizagem com tecnologias. Esta etapa da pesquisa contou com a parceria do Centro de Design da Universidade Feevale. Como resultado de pesquisa, tem-se um artefato de mediação para a documentação de atividades de aprendizagem.

O manual de uso do artefato de mediação proposto encontra-se disponível online (http://bit.ly/2hSXXvI). As atividades de aprendizagem desenvolvidas na escola foram documentadas e compartilhadas utilizando este artefato de mediação.

Os primeiros estudos teóricos foram compartilhados na Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE), evento vinculado ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) em 2014. O texto está aqui: Documentação de atividades de aprendizagem com uso de tecnologias.

Resultados da pesquisa também podem ser acessados por meio do aplicativo desenvolvido no ambiente online Fábrica de Aplicativos: http://app.v/tecnologias_digitais_na_educacao.

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Análise e desenvolvimento de sistemas web para compartilhamento de atividades de aprendizagem:

De forma paralela aos estudos envolvendo a documentação das atividades de aprendizagem, realizou-se também a análise de diferentes ambientes digitais de compartilhamento de atividades de aprendizagem. Entende-se que a documentação e o compartilhamento de atividades pode fomentar a cultura da participação e a autoria docente, e, assim, impulsionar uso das tecnologias digitais no contexto da Educação Básica.

Foram analisados repositórios de práticas e/ou planos de aula, como o Portal do Professor, mas também foram analisadas ferramentas para a publicação de mapas conceituais. Com base no estudo realizado, verificou-se que as ferramentas para desenvolvimento de mapas conceituais online caracterizam-se como espaços relevantes para fomentar processos de documentação e de compartilhamento de sequências de atividades de aprendizagem. Dentre os ambientes analisados, o ambiente GoConqr.com vêm sendo utilizado como espaço de compartilhamento.

Os diferentes estudos podem ser encontrados aqui:

a) Análise da colaboração em ambientes digitais para compartilhamento de atividades de aprendizagem: uma perspectiva com base em Learning Design – SBIE 2016

 

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Para falar com a gente…

 

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